CURIOSIDADES E DICAS
 
Sem beber água, uma pessoa vive apenas três dias. Em 72 horas, ela perde 13 litros de água do corpo e morre. A água é mais essencial à sobrevivência do que a comida. Sem alimento, uma pessoa pode resistir até 40 dias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada. Se toda água da Terra (doce, salgada e congelada) fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias.
Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.
O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.
De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% para o industrial e 70% para a agricultura.
A primeira estação de tratamento de água foi construída em Londres em 1829.
A Terra parece ser o único planeta do sistema solar que tem água no estado líquido.
 
ÁGUA MINERAL
 
Segundo o Código Brasileiro de Águas Minerais, de 1945, "águas minerais" são aquelas provenientes de fontes naturais ou artificialmente captadas, que possuem composição físico-química definida e constante, com propriedades distintas das águas comuns e características que lhes confiram uma ação medicamentosa." Cada água mineral tem sua exclusiva composição físico-química. Não existe uma água igual à outra, mesmo que seja da mesma marca; se a fonte não for a mesma, ela jamais será igual. Isso acontece graças à obra da natureza, que controla seus conteúdos de sais minerais, processados ao longo de centenas ou milhares de anos. Decorrem de diversificados tipos de rochas, por onde são filtradas, e sofrem influência de sua composição e radioatividade, além da temperatura de cada fonte. As águas minerais oligominerais, com variados tipo de minerais, todos em pequena concentração, têm sabor leve, agradável, sem restrições ao uso cotidiano, às refeições e fora delas. O melhor horário para beber água, ou qualquer outro líquido, é nos intervalos das refeições. Esse consumo deve ser ao longo do dia (e não tudo de uma só vez), a fim de que o organismo aproveite melhor os benefícios da reposição.
 
SAÚDE
 
Nosso corpo é um laboratório de química que não pára, está sempre funcionando, mesmo para cumprir ações rotineiras, como respirar, andar, sonhar, pensar, etc. Precisamos da água para que as reações químicas aconteçam. Por isso é que somos tão dependentes dela. Podemos viver semanas sem alimento, mas não passamos de alguns dias sem água, dependendo do grau de hidratação do indivíduo.
Os  benefícios, tanto na saúde como na beleza são dependentes de uma boa hidratação. Esta faz com que os nutrientes sejam levados pela corrente sanguínea para todas as células do corpo, alimentando estas estruturas de modo que sejam bem formadas. Assim, é "composto" um indivíduo com pele, unhas e cabelos bem nutridos, ou seja, com uma aparência mais bonita.
A pessoa que não se hidrata adequadamente terá prejuízo em todos os sistemas do organismo. "Às vezes não aponta doenças, mas pode apresentar sintomas, indicando que o funcionamento orgânico não caminha bem, como, por exemplo, intestino preso, olheiras, raciocínio alterado em casos mais avançados. Mas, atenção, estes sintomas podem ser desencadeados por outros fatores que devem ser investigados."Não se deve beber nenhum tipo de líquido nas refeições, pois diluímos o ácido clorídrico e as enzimas que digerem os alimentos. Se, com essa diluição, não temos o trabalho efetivo das enzimas e ácidos no nosso corpo, isso resulta em uma má digestão, causando sintomas como inchaço, distensão abdominal, azia, queimação, e diminuindo o aproveitamento dos nutrientes.
Para compensar as perdas de água e sais minerais, é saudável que as pessoas bebam regularmente água mineral.
 
FITNESS
 
Perde-se água de diversas maneiras: pela transpiração (a evaporação do suor elimina parte do calor e também substâncias importantes para o equilíbrio interno do corpo, como água e sais minerais), pela urina, por meio do metabolismo celular e pela perspiração, que é a perda de água com a respiração e a fala. Todas as vezes que se é submetido a situações de intensificação desses processos, perde-se muito mais líquido, às vezes, chegando a volumes superiores a um litro. A prática de exercícios físicos pode exemplificar essa situação. No caso de atletas e pessoas que exercem atividades físicas, a ingestão de água evita cansaço, fadiga, cãibras. A sede é sinal de que o corpo pede água.
De forma geral, recomenda-se beber oito copos por dia. Já a quantidade para quem faz esportes é maior. Duas horas antes de praticar uma atividade física, o ideal é ingerir de 250 ml a 500 ml de água. Durante os exercícios, a cada 15 minutos, deve-se beber de 150 ml a 350 ml e, depois, de 400 ml a 600 ml.
Consumida antes, durante e depois de qualquer prática desportiva, ou mesmo para compensar o desgaste físico diário, a Água Mineral assegura amplos benefícios:
- Rápida substituição da água das células e controle da temperatura.
- Evita cãibras, veicula nutrientes para produção de energia nas células e delas retira as toxinas.
- Rica em magnésio, combate a tensão e a depressão, evita a formação de depósito de cálcio e   de pedras nos rins; garante funcionamento adequado dos nervose dos músculos; é importante   na conversão do açúcar do sangue em energia.
- Com o cálcio, promove a saúde do sistema cardiovascular e age como tranqüilizante natural.
- O cálcio com o fósforo são responsáveis por ossos e dentes sadios.
 
BELEZA
 
A água hidrata, limpa e elimina as células mortas da pele. A dermatologista Denise Steiner observa que o manto hidrolipídico é uma proteção natural da pele, composta por água e óleo. "Quando se abusa dos banhos quentes e prolongados, e do uso excessivo de sabonetes, a pele fica ressecada. Para reter essa quantidade de água vital para a nossa pele, além de evitar a água quente, recomendo o uso de hidratantes, pois fazem uma capa contra outras agressões, como vento, sol, poluição."
Se, por um lado, a falta de água leva à desidratação, a retenção de líquido no corpo ocasiona os desconfortáveis inchaços, que podem ter várias causas, como TPM, sedentarismo, menstruação, reação ao calor, variação hormonal ou doenças do coração, fígado, rim, que só um médico pode avaliar. Para prevenir o problema, aconselha-se a prática de exercícios físicos, principalmente às vésperas da TPM, o que promove o aumento do consumo de líquidos, melhorando a circulação.

A ingestão de água, ressalta, é benéfica como parte de uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas .
 
 
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